VIOLÊNCIA

Caruaru é o município mais citado em relação à violência contra idoso no interior do Estado

Do NE10
Do NE10
Publicado em 02/10/2012 às 10:41

Na semana em que várias cidades de Pernambuco e também do Brasil realizam ações para comemorar o Dia do Idoso, Caruaru, no Agreste, expõe uma triste realidade, segundo o Disque-Denúncia, o município é o que mais é citado em relação à violência ao idoso no interior do Estado. Depois de Caruaru aparecem Petrolina, no Sertão, e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.

Ainda de acordo com o órgão, de janeiro a setembro de 2012 mais de 180 casos de denúncias de violência contra idosos foram registrados na cidade pelo Disque-Denúncia, quando em todo o ano passado foram registradas 185 denúncias. Se por um lado os números mostram um aumento nos casos de violência contra pessoas da terceira idade, eles apontam também que a população está colaborando para evitar que mais idosos sejam vítimas de violência e está fazendo denúncias.

Os casos de violência contra idosos correspondem a 2,68% do total de denúncias registradas pelo Disque-Denúncia. Ainda segundo os dados fornecidos pelo órgão, os locais que mais são denunciados ficam na zona rural, 9,57%, em seguida ficam o Salgado com 7,44%, o bairro Nossa Senhora das Dores com 4,25% e por último o bairro Kennedy com 3,72%. Os tipos de violência mais comuns, são maus tratos e violência psicológica 22% e a apropriação indébita previdenciária 21% dos casos, praticados na maioria dos casos por familiares (filhos) e cuidadores.

 O Disque-Denúncia ressalta que qualquer pessoa que queira denunciar caos de violência contra pessoas da terceira idade podem ligar para o número (81) 3719-4545. O anonimato é garantido.