LEITURA

Cidades do interior receberão a 4ª edição da Jornada Literária Portal do Sertão

Do NE10
Do NE10
Publicado em 03/10/2012 às 16:00

A partir da próxima quarta-feira (10) até o dia 21 de outubro será realizada em cinco cidades do interior de Pernambuco a quarta edição da Jornada Literária Portal do Sertão . A programação do projeto vai reunir mais de 100 escritores, críticos e estudiosos da literatura pernambucana em oficinas, conversas, rodas de leitura e recitais, além disso, haverá também exibição de filmes e apresentações teatrais, tudo oferecido gratuitamente.

A jornada passará pelas cidades de Buíque, Tupanatinga, Sertânia, Arcoverde, no Sertão do Estado e Pesqueira, no Agreste, além dos distritos de Carneiro, São Domingos, Cruzeiro do Nordeste, Mimoso e Caraíbas. A novidade dessa edição é que cada cidade terá seu homenageado: em Buíque, Graciliano Ramos; em Tupanatinga, Lenice Gomes; em Sertânia, Waldemar Cordeiro; em Pesqueira, Ronaldo Correia de Brito; e em Arcoverde, Raimundo Carrero. Entre os escritores convidados estão Jomard Muniz de Brito, Wilson Freire, Marcelino Freire, Cida Pedrosa, Luzilá Gonçalves, Lirinha e Fabrício Carpinejar. Outra novidade é que a partir desta edição boa parte das atrações conta com o recurso de tradução em libras, já utilizado em outros projetos do Sesc, de forma a permitir um acesso cultural mais amplo.

A primeira cidade a receber o projeto será Buíque. No dia 10 de outubro as escritoras Mariane Bigio e Susana Morais conversarão com os alunos do Sesc Ler Buíque, crianças de 4 a 11 anos. A abertura oficial, na Arena das Letras, traz um bate-papo com Marcus Accioly e Helder Herik, com mediação de Inácio França; cantoria com Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa; e apresentação de Chico Pedrosa.