SAÚDE

Petrolina abre inscrições para a I Corrida e Caminhada do Outubro Rosa

Do NE10
Do NE10
Publicado em 10/10/2012 às 9:08

São realizadas até a próxima terça-feira (16), as inscrições para a I Corrida e Caminhada do Outubro Rosa, que acontece na tarde do próximo dia 21(domingo), a partir das 17h, tendo a Orla de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, como ponto de partida. O evento é uma iniciativa do Centro de Oncologia da APAMI (Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância) e pretende chamar a atenção da sociedade para a importância de práticas de vida saudáveis, bem como a necessidade da realização da mamografia em mulheres a partir dos 35 anos de idade. Este exame pode detectar precocemente a presença de células cancerígenas, o que possibilita a adoção imediata de tratamento.

A taxa de participação custa R$ 20 e todo o dinheiro que for arrecadado será direcionado para as ações do Centro de Oncologia. Os participantes vão receber camisa e um chip, que será colocado no tênis e vai permitir toda a segurança no resultado da corrida. Menores de idade só poderão participar mediante a autorização comprovada dos pais/responsáveis. A expectativa é de que mil pessoas sejam inscritas para a corrida e a caminhada.

Serão disponibilizados três percursos: 02Km, 05Km e 10km.Para as pessoas com necessidades especiais haverá a distribuição pelas seguintes categorias: cadeirante, deficiência visual, deficiente físico andante membro inferior e deficiência intelectual.
De acordo com o regulamento, a prova terá uma duração máxima de duas horas. Durante o percurso haverá à disposição dos participantes um carro com médico para atendimento de urgência (caso haja necessidade), 04 pontos de água, sinalização de quilometragem, banheiros químicos e kit energético com frutas e sucos.

Interessados podem se inscrever nos seguintes locais: Sesc Petrolina (das 9 às 20h);Lojas Mauricatu, na Eco Center(8 às 18h), APAMI ( das 8 às 12h e das 14h às 17), Academia Conexão (6h às 12h e das 14h às 22h). Em Juazeiro, na academia Lotus (05 às 21h).

Outubro Rosa: o movimento do Outubro Rosa é realizado em todo o mundo e visa alertar sobre a prevenção como forma de combate ao câncer de mama. Esta patologia deve registrar em 2012, no Brasil, 52.500 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).É o tipo de câncer mais comum entre mulheres no pais.

Para a realização do evento, a APAMI conta com várias parcerias, entre elas, SESC Petrolina, Polícia Militar, EPTTC, Corpo de Bombeiros, SAMU, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Movimento de Combate ao Câncer (MCC).