TRANSPORTE

Ônibus que fazem as linhas da zona rural de Petrolina contam com bilhetagem eletrônica

Do NE10
Do NE10
Publicado em 31/10/2012 às 11:06

Os veículos que fazem o transporte alternativo da área urbana de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, com destino aos distritos de Izacolândia, Nova Descoberta, Bebedouro e a sede de Lagoa Grande, na zona rural, passam a contar com o sistema de Bilhetagem Eletrônica. De acordo com informações da prefeitura do município, são ao todo 40 carros que utilizam o equipamento que dispensa o uso de dinheiro. Os usuários passarão a fazer uso do Petrocard.

“Para aquisição do primeiro cartão não haverá custo para o usuário, somente na recarga. O 'Petrocard' é simples e dispensa a utilização de dinheiro, priorizando a segurança dos usuários e dos condutores de vans evitando os assaltos”, frisa o representante da DOTFLEX, empresa especializada na implantação do sistema, Paulo Cezar de Moraes.

A iniciativa também deve contemplar as pessoas com deficiência. Para o secretário de Acessibilidade de Petrolina, Marcos Conceição, o sistema de bilhetagem eletrônica é o primeiro passo que possibilita um transporte mais acessível. “Sabe-se que 78% das pessoas deficientes são atendidas pelo transporte alternativo, pois os ônibus não podem pegar e deixar estas pessoas nos locais onde precisam estar. Vale salientar que os deficientes visuais, por exemplo, não vão precisar se preocupar em conferir troco. E no caso dos deficientes que não possuem os membros superiores o cartão será em formato de botão. Ou seja, os deficientes vão precisar cada vez menos da ajuda de outras pessoas para se transportarem”, acredita.