OPERAÇÃO

Polícia Federal realiza operação no interior para fechar empresas de seguro de veiculos ilegais

Do NE10
Do NE10
Publicado em 31/10/2012 às 10:21

Na manhã desta quarta-feira (31) 90 policiais federais, 11 fiscais da Superintendência de Seguros Privados e 12 fiscais do Procon participam de uma operação realizada em Caruaru, Bezerros, no Agreste de Pernambuco e Vítória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado. A operação que recebeu o nome de Operação Prêmio tem com o objetivo de fechar empresas de seguro de veículos que operavam sem autorização legal.

Ao todo, serão cumpridos 11 Mandados de Busca e Apreensão, destes sete em Caruaru, um em Bezerros, um em Vitória de Santo Antão e dois em Feira Nova. Paralelamente, ordens judiciais de sequestro de bens dos responsáveis pelos crimes estão sendo cumpridas nestas cidades, na Região Metropolitana do Recife e nos Estados do Ceará, Paraíba, Sergipe, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas em março de 2011 e revelaram a existência de 10 empresas especializadas na prestação de serviços de seguro veicular para veículos de grande porte e carros de passeio que possuem autorização pra o funcionamento o que configura crime contra o Sistema Financeiro Nacional, tipificado no art. 16 da Lei nº 7.492/86 com pena de um a quatro anos. O Procon realizará, simultaneamente, fiscalização com o fim de apurar se infrações às normas de proteção ao consumidor estão sendo infringidas, já que essas empresas estão captando clientes sem poderem operar nesse ramo de negócios.

Às 14hs desta quarta-feira, haverá uma coletiva onde os órgãos envolvidos divulgarão mais informações  a respeito da operação. A coletiva será no auditório da Superintendência Regional da PF neste Estado.