HOMENAGEM

Escritor caruaruense Álvaro Lins será homenageado na Fliporto

Do NE10
Do NE10
Publicado em 13/11/2012 às 11:38
NOTÍCIA
Leitura:

O escritor caruaruense Álvaro Lins será um dos grandes homenageados da Festa Literária Internacional de Pernambuco, um dos maiores encontros literários do Brasil. O evento ocorrerá entre os dias 15 e 18 de novembro em Olinda.

No domingo 18, uma palestra sobre o escritor será ministrada pelo literato Humberto das 16h às 18h. Além disso, esquetes teatrais de alunos do Colégio Municipal Álvaro Lins serão apresentadas e  60 crianças que fazem parte da Orquestra de Violinos do Monte Bom Jesus participarão da apresentação. Haverá também,  a distribuição de cerca de 4 mil exemplares da Revista Continente que trará uma edição especial em homenagem ao escritor. “Saber que Caruaru participará da Fliporto significa que estamos vivenciando um momento rico de grande importância cultural para nossa cidade”, ressalta José Pereira, Presidente da Fundação de Cultura e Turismo.

Vida e Obra -  Álvaro Lins nasceu no dia 14 de dezembro de 1912 em Caruaru. Residiu na cidade até os 12 anos, quando, após concluir o curso primário, mudou-se para Recife onde estudou no Colégio Salesiano e Padre Félix.Formou-se em Direito pela Universidade do Recife, de 1931 a 1939. Além de exercer a advocacia, escrevia para os principais jornais da capital. Foi redator e Diretor do Diário da Manhã, no Recife. Aos 25 anos escreveu seu primeiro livro: História Literária de Eça de Queiroz. Foi colaborador do Suplemento Literário do Diário de Notícias e dos Diários Associados. Crítico Literário, redator principal e dirigente político do Correio da Manhã (1940-1956).Foi convidado pelo Ministro das Relações Exteriores para escrever o livro – O Barão do Rio Branco. Recebeu o prêmio Jabuti-A da Câmara Brasileira do Livro.Tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras do Rio de Janeiro e do Instituto de Coimbra em Portugal.

Mais Lidas