ECONOMIA

Comércio de Petrolina confiante com as vendas de fim de ano

Do NE10
Do NE10
Publicado em 23/11/2012 às 7:48

Vestuário, calçados e eletroeletrônicos: estes são os setores que detêm a preferência do consumidor de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, na hora de fazer as aquisições de fim de ano (em seguida vem móveis e decorações, perfumaria, brinquedos e informática). A afirmação vem do resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio em parceria com o Sebrae, entre o final do mês de Outubro e o início de novembro.

Trezentos e noventa consumidores e 298 empresários foram ouvidos no sentido de verificar a movimentação da economia tanato para o período do fim de ano, quanto para 2013. As tabulações dos dados deixaram os empresários confiantes: durante sondagem, 75% dos consumidores entrevistados revelaram disposição para as compras. O valor do gasto médio previsto subiu de para R$ 797,30 contra R$ 783,21 do ano passado.

“Tanto o consumidor quanto o lojista tem boa perspectiva tanto para o fim do ano como para 2013. A gente sabe que a economia brasileira passa por ajustes e retração, tanto é que o governo federal vem estimulando o consumo através da isenção de alguns impostos. No entanto, estamos numa região com características interessantes. Uma delas é que a base da economia está muito em cima da agricultura, e de acordo com o que andamos sondando com órgãos do setor, este ano o segmento foi positivo em Petrolina, baseado sobretudo no mercado interno. Outro fator que contribui para estas perspectivas diz respeito ao salário mínimo, que tem crescido acima da inflação nos últimos anos e isso acaba caindo no consumo. Também temos procurado estimular o consumidor local com a campanha Natal Encantado, com a realização de sorteios”, explica o presidente do Sindicato dos Lojistas de Petrolina, Joaquim de Castro.