FESTA

Festa do Tamarindo anima o fim de semana em Afrânio

Do NE10
Do NE10
Publicado em 23/11/2012 às 11:00

Mais uma vez a localidade de Caboclo, que pertence ao município de Afrânio e dista cerca de 120 quilômetros de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, abre os braços para acolher visitantes e turistas que estarão no local até este domingo (25), para comemorar a Festa do Tamarindo. Em sua nona edição, o evento vai contar com apresentações culturais, gincana, visitação a pontos históricos da localidade, bem como ao Museu Pai Chico, além do concurso de produtos culinários derivados da fruta. Para um dos organizadores, o arquiteto Cosme Cavalcanti, a festa tem um lado social importante.

“Costumamos dizer que é uma festa de dar água na boca. E este ano, mesmo em um momento delicado em que nossos irmãos sertanejos sofrem com a forte estiagem, resolvemos fazer a Festa do Tamarindo até como uma forma de mostrar como aquelas pessoas da região podem gerar renda com produtos obtidos através do fruto. A ideia também é congregar as cidades adjacentes”, enfatiza Cavalcanti.

O Sebrae em Petrolina também vai dar um plus ao evento, levando um ônibus com 40 formadores de opinião. “Vamos lançar o ABC de Caboclo, que é um livreto com pontos que mostram a história e as tradições do lugar”, enfatiza o arquiteto.
Desde a primeira edição, a Comissão de Revitalização do Caboclo realiza uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sertão), principalmente no que diz respeito a oficinas junto aos moradores da região. “Na primeira vez em que realizamos a festa, tinha um concurso de culinária e só tinham seis receitas. Hoje nós temos trinta. Veja o quanto pode ser produzido tendo um toque especial do tamarindo. O IF Sertão vai levar uma cozinha experimental que será inaugurada e haverá degustação de massas, com molhos especiais, inclusive um deles agridoce, com essência de tamarindo”, destaca Cosme Cavalcanti.

Durante o evento será lançada a edição especial de dez anos, em 2013, que deverá contar com uma apresentação do cantor petrolinense Geraldo Azevedo e a orquestra do IF Sertão.