CAPACITAÇÃO

Pescadores de Limoeiro participam de capacitação do Programa Chapéu de Palha

Do NE10
Do NE10
Publicado em 26/11/2012 às 12:00

Quarenta e cinco pescadores e pescadoras da colônia Z32, da Comunidade de Ribeiro Grande, zona rural de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, participam de uma capacitação do programa Chapéu de Palha da Pesca Artesanal.

Aulas, práticas e teóricas sobre beneficiamento e conservação do pescado, começaram no dia quatro de novembro seguem até o dia quatro de dezembro no grupo escolar da comunidade, todas as segundas e terças-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.

Entre os principais assuntos trabalhados com os pescadores estão manipulação de alimentos de forma segura mantendo a sanidade e preocupação com a segurança alimentar. “Nossas informações teóricas e práticas serão somadas ao conhecimento que eles detêm em virtude da experiência como pescador”, explicou a professora e engenheira de pesca, Érica Oliveira.

Para os pescadores a cultura da pesca está em crescimento e com as informações obtidas no curso eles poderão melhorar a qualidade do produto. “Temos a experiência da pesca, mas alguns detalhes são importantes, como por exemplo, conservar o peixe de forma adequada. Quanto mais o peixe estiver limpo, os clientes virão buscar o nosso peixe fresco e sadio”, fala o pescador Severino Silva.