abastecimento

Compesa monta esquema especial para o centenário de Luiz Gonzaga em Exu

Do NE10
Do NE10
Publicado em 07/12/2012 às 18:52

A Companhia de Esgoto e Saneamento de Pernambuco (Compesa) preparou um esquema especial para atender o abastecimento a mais de 100 mil pessoas que devem visitar a cidade de Exu, no Sertão, durante a comemoração do centenário de Luiz Gonzaga. As comemorações vão da próxima quarta-feira (12) até o domingo (16), na cidade que fica a cerca de 700 quilômetros do Recife.

Uma das ações já está sendo implementada desde a última segunda-feira (3), com o objetivo de elevar ao máximo a vazão da Adutora Luiz Gonzaga. Isso aumentará de 60 para 100 litros por segundo a saída de água. Duas equipes também vão estar de plantão durante a festa para emergências e manutenção.

Além da ação temporária, a empresa conclui a construção de dois reservatórios de 600 e 400 metros cúbicos cada para melhorar de forma permanente o abastecimento da região. Também foram instalados 14,5 quilômetros de rede distribuidora, além de 1.600 hidrômetros.

Uma das áreas beneficiadas pela obra será a Fazenda Araripe, onde Luiz Gonzaga Nasceu. A propriedade abriga hoje dez casas e o museu que conta a história do sanfoneiro.

Com as ações, o rodízio na cidade diminuiu mesmo no período de seca. As obras custaram mais de R$ 2,8 milhões ao Governo do Estado, que a entregará aos moradores no próximo dia 13, com a presença do governador Eduardo Campos.