cuidados

Parteiras de Pernambuco passam por capacitação em Caruaru

Do NE10
Do NE10
Publicado em 10/12/2012 às 14:26

São 40 mil partos domiciliares anualmente, com a maioria sendo realizado por parteiras tradicionais, de acordo com dados do Ministério de Saúde. Os números mostram que as parteiras tradicionais existem e a quantidade justifica a realização de uma capacitação. A partir desta terça (11) até sexta-feira (14), Caruaru, no Agreste do Estado, vira sede de capacitação sobre reanimação neonatal. As atividades serão realizadas no Hotel Eduardo de Castro, no bairro Pinheirópolis, a partir das 9h.

As parteiras vêm de Belo Jardim, Palmares, Jataúba, Cupira, Recife, Jaboatão entre outras cidades. Presidente da Associação das Parteiras Tradicionais do Agreste em Caruaru, Maria Fernanda fala do objetivo da formação. “Queremos capacitar e profissionalizar o maior número possível de parteiras, com intuito de melhorar a assistência que essas profissionais oferecem às grávidas”.

O estudo faz parte do projeto Rede Cegonha, que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade durante a gravidez. Vários profissionais participam da sistematização e institucionalização do projeto, como médicos, enfermeiros, parteiras, acadêmicos, sociólogos e gestantes.