ciência

Itaíba ganha museu do Espaço Ciência

Do NE10
Do NE10
Publicado em 14/12/2012 às 14:36

O município de Itaíba, localizado no Agreste pernambucano, vai ganhar seu primeiro museu de ciência, na próxima segunda-feira (15). No local, os visitantes poderão ver experimentos como o disco de Newton, banquinho de faquir, espelhos curvos, plataformas comunicantes, bicicleta de corda bamba, entre outros objetos científicos. A construção do museu faz parte do projeto “Ciência por toda parte”, do Espaço Ciência.

Alguns programas itinerantes do Espaço, como o Ciência Móvel e a Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos vão integrar a programação de inauguração, que incluirá sessões no planetário digital inflável e experimentos de matemática e ciências.

O museu foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), coordenado pelo Espaço Ciência. Já foram inaugurados museus nas cidades de Goiana, Surubim, João Alfredo, Flores, São José do Egito e Salgueiro. Para janeiro, há previsão de inauguração de um centro de ciência na cidade de Bom Conselho, no Agreste do Estado.