CARNAVAL

A folia toma conta de várias cidades do interior de Pernambuco

Do NE10
Do NE10
Publicado em 08/02/2013 às 8:01
NOTÍCIA
Leitura:

A folia do momo também vai invadir o interior de Pernambuco, atrações de diversos gostos vão animar as programações de shows e desfiles de blocos deste ano das cidades do Agreste e Sertão. Entre as que se destacam pela tradição de realizar grandes festas de Carnaval estão: Bezerros, Pesqueira e Arcoverde.

Os Caiporas são os personagens da festa em Pesqueira, no Agreste do Estado.  Os foliões saem pelas ruas vestidos com paletós coloridos e sacos de estopas na cabeça. O personagem surgiu a partir da lenda de tochas sobrenaturais que apareciam em cima das árvores, assustando os caçadores do município.  Além dos Caiporas, o Carnaval da cidade conta também com os desfiles de cerca de 80 troças e de escolas de samba e grupos de coco. A programação do carnaval da cidade este ano, que começou na quinta (07) e vai até a terça (12), vai contar com apresentações em polos espalhados pela zona urbana e rural do município. Segundo a prefeitura da cidade, a expectativa é que a cidade receba, durante a folia de momo de 2013, de 800 mil a um milhão de pessoas. A movimentação financeira deve chegar aos 10 milhões de reais.

Em Bezerros, no Agreste, quem comanda a folia são os Papangus, homens e mulheres que saem fantasiados e não podem mostrar o rosto. Segundo os moradores antigos da cidade, o personagem nasceu de uma brincadeira, quando os foliões que saiam mascarados, mal vestidos, para visitar amigos nas festas comiam angu, comida típica do Nordeste. A cidade tem um dos carnavais mais prestigiados do interior. Este ano, os shows são realizados em dois palcos onde se apresentarão mais de 30 artistas, como Elba Ramalho e Alceu Valença.  O homenageado de 2013 é o esportista José João da Silva, ele que nasceu em Bezerros e participou várias vezes da corrida de São Silvestre em São Paulo e venceu nos anos de 1980 e 1985 e ainda em outros anos conseguiu ficar entre os três primeiros colocados. Segundo a prefeitura do município, a expectativa é que 300 mil pessoas visitem a cidade somente no domingo (10) principal dia da festa no município. É no domingo que é realizado os desfiles e o concurso dos Papangus.

Em Arcoverde, no Sertão do Estado, é a Folia dos Bois é o destaque da festa. O Carnaval da cidade homenageia este ano os 85 anos da Filarmônica Belarmino Duarte. A expectativa da Prefeitura de Arcoverde é que 20 mil prestigiem a folia de momo na cidade por noite. A programação vai contar com diversos cortejos, desfiles e apresentações artísticas e culturais. Os shows serão realizados em quatro polos espalhados pela cidade, são eles: Polo Oficial Pernambuco - Boiódromo da praça da Bandeira, Polo Oficial São Cristóvão (Praça do São Cristóvão), Polo Alternativo Emília em Folia (Boa Vista), Polo Alternativo Papos & Paqueras (COHAB I). Entre os artistas que vão se apresentar estão Siba, Nono  Germano e Sandra de Sá.

Mais Lidas