CARNAVAL

'Catraias Donzelas' invadem o Carnaval de Pesqueira

Do NE10
Do NE10
Publicado em 10/02/2013 às 9:13

Tradição, alegria e irreverência. Esses foram os incrementos que embalaram a 30ª edição do desfile do bloco ‘As Catraias Donzelas’ em Pesqueira, Agreste de Pernambuco, na tarde deste sábado (09). A cidade ficou tomada por foliões travestidos de mulher.

O trajeto, que começou por volta das 16h, teve início no bairro do Prado e seguiu até o Quartel General da Folia, na Praça Dom José Lopes, no centro. A agremiação foi animada pelo cantor Pierre. Segundo a Polícia Militar, 12 mil foliões marcaram presença na tarde do Sábado de Zé Pereira no município.

Visitantes de outros Estados também participaram das Catraias. Entre estes, estava o estudante universitário e já veterano no carnaval pesqueirense Rodrigo Inojosa, que mora em Paulo Afonso, na Bahia. “Há três anos que a gente vem para o Carnaval daqui”, contou o turista que junto a outros três amigos estavam fantasiados de viúvas.

BLOCO - Toda a irreverência das ‘Catraias Donzelas’ começou em 1983, quando no sábado de carnaval, oito amigos saíram travestidos de mulher em desfile pelas ruas da cidade em cima de duas picapes. No ano seguinte, outros foliões também caracterizados de mulher, se juntaram ao grupo e formaram a troça.