TRIMESTRE

Seca continuará castigando o Semiárido de Pernambuco

Do NE10
Do NE10
Publicado em 20/03/2013 às 19:06

As notícias não são boas para os sertanejos castigados pela seca que atinge Pernambuco. De acordo com previsões do Laboratório de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Lamep/Itep), as chuvas devem permanecer abaixo do esperado para todo o Semiárido do Estado no próximo trimestre do ano - abril, maio e junho. Já as previsões de temperaturas indicam maior probabilidade de serem acima da média climatológica.

A análise foi realizada por meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que estiverem reunidos nesta quarta-feira (20), no Recife, para debarer o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos últimos três meses e as condições futuras. 

Apesar de uma ligeira diminuição, ainda persiste o aquecimento anômalo da região do Ocenao Atlântico Norte, que tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao norte de sua posição climatológica, reduzindo as chuvas na Região Nordeste do Brasil durante o próximo trimestre.

O coordenador do Lampe/Itep, Wanderson Santos, explica que a maioria dos modelos de previsão climáticia continua indicando uma maior probabilidade de que as chuvas sejam abaixo do esperado no próximo trimestre. As probabilidades são as seguintes: na categoria abaixo da média climatológica (40%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (25%).

A previsão é de que as chuvas fiquem em torno do esperado no leste de Pernambuco para o período, com estas probabilidades: na categoria abaixo da média climatológica (35%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (30%).