LITERATURA

Sesc Pernambuco realiza a segunda edição da Jornada Literária Chapada do Araripe

Do NE10
Do NE10
Publicado em 10/04/2013 às 10:05

 

De 18 a 27 de abril, mais de 100 escritores circulam por seis cidades do sertão pernambucano (Bodocó, Granito, Exu, Ouricuri, Araripina e Trindade) e dois distritos (Timorante e Nascente) realizando a Jornada Literária Chapada do Araripe, um intercâmbio cultural que visa estimular a leitura e a escrita. Nesta, que é a segunda edição, o escritor homenageado é Pedro Américo de Farias (Ouricuri/PE). 

A construção da Jornada contempla a necessidade de descentralizar as ações de literatura do eixo da capital pernambucana, a partir da ideia de criação de corredores culturais. Além de propiciar a aproximação dos leitores com os escritores e um intercâmbio entre as produções do interior e da capital, a Jornada Literária investe também em formação, com oficinas antes e durante o evento. 

“O que se destaca nesta edição é que cerca de 70% dos escritores que estão participando são da Região do Alto Sertão de Pernambuco”, explica o Gerente de Cultura do Sesc Pernambuco José Manoel Sobrinho, falando sobre a importância da valorização dos escritores locais para a construção do projeto. Entre os escritores que participam desta Jornada Literária estão: Raimundo Carrero, Ronaldo Correia de Brito, Cida Pedrosa, Chico Pedrosa, Miró, Sidney Rocha e Xico Sá. 

Segundo o artista Junior Baladeira, de Ouricuri, depois da passagem da primeira edição da Jornada pela Chapada do Araripe, surgiram novas oportunidades literárias para a região. “Depois da Jornada, as pessoas abriram o leque de pensamento em literatura. Aconteceram recitais, encontros, as pessoas começaram a perguntar se não teria algum evento marcado”, conta Baladeira.

Outras ações que o projeto vai promover são as exposições Poeta João, uma livre criação a partir da obra de João Cabral de Melo Neto, em Bodocó, e Cem Rosas para Guimarães, em Araripina. As exposições ficam em cartaz nas duas cidades até o dia 24 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 21h. A entrada para toda a programação é gratuita.

Programação completa no site www.sescpe.com.br