CALOR

Calor muda a rotina dos moradores de Caruaru

Do NE10
Do NE10
Publicado em 11/04/2013 às 7:30
NOTÍCIA
Leitura:

A falta de chuvas e as altas temperaturas no Agreste do Estado não afetam somente o homem do campo. Na cidade, a população também sofre com o sol forte. As manhãs em Caruaru já começam bastante quentes, os termômetros chegam a marcar 30 graus. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), o dia mais quente deste ano (até a última quarta,10), em Caruaru, foi o domingo (7) quando foi registrado 37.8 graus."Estamos com temperaturas muito altas, a média na cidade é de 30º e chegamos a quase 38º. A sensação térmica é de 44º, 45º graus", explica o Patrício Oliveira, gerente de meteorologia da APAC.

Esse calor tem alterado a rotina de alguns caruaruenses. O estudante Jonathan Julian diz que colocou ventiladores em quase todos os cômodos da casa para tentar esfriar o ambiente. Além disso, ele diz que aumentou o consumo de água mineral. "Estou usando bastante ventilador em casa. Além disso, eu minha esposa colocamos lençóis úmidos na cama", conta Jonathan.

Mas em meio a tantas reclamações por causa do calor, há quem consiga lucrar com a situação. É o caso dos proprietários de lojas que vendem água mineral e caixas d’água. Almir Florêncio, que vende botijões de água mineral diz que chega a vender 1.500 garrafões por mês. "Isso é uma coisa fora do comum porque a partir de abril começa a esfriar e as vendas diminuem, mas este ano com a prolongação do verão o fluxo ainda está grande", explica Almir. Ivanildo Silvestre, que é dono de uma loja de material de construção, também está ganhando dinheiro por causa do calor. Ele diz que aumentou muito o número de vendas de caixas d’água. No estabelecimento restam poucas unidades porque o fornecedor atrasou a entrega dos pedidos e as vendas continuam crescendo. "A venda de caixas d’água aumentaram em 50%", conta Ivanildo.

Mais Lidas