FISCALIZAÇÃO

Serviço de vigilância social é implantado em São Caetano

Do NE10
Do NE10
Publicado em 16/04/2013 às 16:00

Um novo serviço de vigilância social é implantado em São Caetano, Agreste de Pernambuco. Esta é uma ferramenta de gestão dos serviços sociais dedicada a apoiar as atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços sócioassistênciais.

Entre as tarefas da nova ferramenta, está o acompanhamento dos padrões de oferta dos serviços nas unidades da assistência social, produzindo e sistematizando informações que demonstram a qualidade dos serviços ofertados. Assim é possível fiscalizar o funcionamento dos serviços sociais e programas como: Bolsa Família, PETI e o PROJOVEM.

O trabalho consiste no fornecimento de dados, indicadores e análises que contribuem para efetivação do caráter preventivo e proativo da política de assistência social, assim como para a redução dos danos.

A Vigilância Social é estruturada em nível municipal, estadual e federal e é a principal responsável pela organização no sistema de notificações das situações de violação de direitos. Ela contribui com as áreas de Proteção Social Básica e Especial na elaboração de planos e diagnósticos, e na produção de análises baseadas nos dados do Cadastro Único de Programas Sociais.