ALIMENTAÇÃO

Cardápio da merenda escolar de Caruaru contará com novos alimentos

Do NE10
Do NE10
Publicado em 18/04/2013 às 7:20

O cardápio da merenda escolar de Caruaru, no Agreste, passou a ser modificado. A ideia é criar novos hábitos alimentares nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Alimentos como carne de bode, mel e polpa de frutas já haviam sido acrescentados ao cardápio. Agora, em 2013, feijão de corda e ovo de codorna também passarão a fazer parte das refeições escolares.

O novo cardápio faz parte do Programa da Agricultura Familiar que a prefeitura aderiu. A proposta visa incluir novos alimentos na merenda escolar e também atender à recomendação do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que orienta a aplicação de, no mínimo, 30% dos recursos destinados à merenda escolar na compra de alimentos produzidos por pequenos agricultores familiares, avicultores, apicultores e pecuaristas da região.

De acordo com Cristiane Vilela, nutricionista e coordenadora da divisão de controle alimentar da Secretaria de Educação de Caruaru, estes novos alimentos enriquecerão ainda mais o cardápio. Segundo ela, a alimentação saudável ajuda a prevenir várias doenças, como a anemia, desnutrição ou obesidade.

Ainda este mês os alimentos já serão distribuídos para as escolas municipais. O valor estimado para negociação é de R$ 1,4 milhão.