SAÚDE

Cães e gatos têm dia reservado para vacinação em Caruaru

Do NE10
Do NE10
Publicado em 03/05/2013 às 13:44

Todas as quartas, quintas e sextas-feiras em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, são reservadas pela secretaria de saúde para o trabalho de vacinação de cães e gatos que não foram vacinados nas campanhas realizadas anualmente. A raiva, vírus suscetível a todos os mamíferos, também representa risco para toda a população.

O diretor de Vigilância em Saúde, Paulo Florêncio, explica o que as pessoas precisam fazer para ter acesso ao serviço. “Os procedimentos eram realizados no antigo prédio de departamento de vetores. A partir de agora, as pessoas que precisarem vacinar o bichinho poderão procurar a Secretaria de Saúde, que funciona na avenida Vera Cruz, no bairro São Francisco. Os atendimentos serão das 07h às 12h, todas as quartas, quintas e sextas-feiras”.

Ainda segundo Florêncio, as pessoas não podem esquecer que a raiva é um problema sério e que quem tem contato com o animal doente também sofre risco iminente de contrair o problema e, consecutivamente, morrer. Daí a necessidade de levar o animal para ser vacinado. “Temos um posto fixo de vacinação o ano inteiro. Não podemos dar brechas para que a doença prejudique vidas”, alerta.

Raiva - Zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.