LIXO

Ações especiais são realizadas em Caruaru para evitar transtornos no período chuvoso

Do NE10
Do NE10
Publicado em 06/05/2013 às 10:00

Não é novidade que jogar lixo ou acumular metralha em local inadequado não é correto. Mas o que muita gente desconhece é que a infração pode gerar multa para o cidadão. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a Secretaria de Serviços Urbanos, está em parceria com a Empresa de Planejamento e Urbanização para promover ações especiais, com o objetivo de evitar transtornos aos caruaruenses com a chegada do período de chuvas.

Estão sendo realizadas também limpeza, desobstrução, alargamento e aprofundamento dos córregos e rios. As equipes de limpeza passam agora a realizar uma intensificada fiscalização do despejo de metralhas em vias públicas, como grandes avenidas e até mesmo calçadas, que ocupadas, colocam em risco o pedestre que precisa caminhar no local de passagem dos veículos.

Segundo a secretaria de Infraestrutura, qualquer material de construção particular, despejado em calçada e demais vias da cidade, é considerado irregular e o responsável pode ser notificado. O dono do material tem um prazo de até 48 horas para regularizar a situação, caso contrário vai estar sujeito ao pagamento de multa de R$ 900.

Quem descumprir as regras de respeito à limpeza urbana também pode receber notificação. É proibido construir jardins, vasos fixos, varandas, e demais áreas de “lazer”, em calçadas. Com essa infração, o responsável é notificado, e tem um prazo pra retirada da construção, caso contrário, a demolição vai ser realizada por uma equipe da prefeitura.