SERVIÇO

Agreste Setentrional é destino da Semana de Direitos Humanos

Do NE10
Do NE10
Publicado em 06/05/2013 às 14:34

A Semana de Direitos Humanos chega ao Agreste Setentrional nesta segunda-feira, 06. O evento que já percorreu o Araripe, Agreste Meridional e Sertão do estado, levando atividades para 31 municípios, segue até o dia 10 deste mês. São realizadas oficinas, seminários, palestras, atendimento a reeducandos, mutirão de penas alternativas, documentação gratuita e outras atividades, para dar maior visibilidade às ações de direitos humanos. O projeto vai percorrer 12 regiões de desenvolvimento.

Esta semana o evento vai contemplar 16 municípios das 8h às 12h e das 14h às 18h. Neste primeiro dia, tem mutirão de penas alternativas, no Fórum de Santa Cruz do Capibaribe; apresentação teatral do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), no mesmo município; emissão gratuita de documentação no Quilombo Chã dos Negros, em Passira; além de oficinas de Direitos Humanos em cadeias públicas de Surubim e João Alfredo. As atividades são voltadas para a sociedade civil e redes parceiras.

Na terça, 07, o público vai poder conferir em Surubim: "Oficina Segurança Pública e Cidadania LGBT", apresentação teatral e divulgação dos serviços do CECH, em Surubim; sensibilização dos casos de CVLI (Crimes Violentos, Letais e Intensionais), e criação de um fluxo de informações dos familiares de vítimas, em Santa Cruz do Capibaribe; além de oficinas "Direitos e Deveres da Pessoa Presa", no Presídio de Limoeiro. A programação completa da Semana de Direitos Humanos, que segue até o dia 10, sexta-feira, está disponível no site.

Segundo o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Morares, este ano as atividades contemplam também localidades mais distantes, como aldeias indígenas, quilombolas e assentamentos. Até agora, nas três regiões já beneficiadas foram emitidos 447 documentos para esse público, como carteira de trabalho, certidões de nascimento e de casamento.