ABASTECIMENTO

Água está de volta às torneiras de Panelas

Do NE10
Do NE10
Publicado em 06/05/2013 às 7:36

Depois de meses sem água nas torneiras e de ter tido o Festival de Jericos cancelado, a cidade de Panelas, no Agreste de Pernambuco, saiu do colapso. Após as chuvas registradas nos últimos dias na região, a Barragem de São Sebastião, que abastece Panelas, voltou a acumular água, atingindo 35% da capacidade. A distribuição vai ser retomada gradativamente. Atualmente, a cidade era atendida exclusivamente por meio de carros-pipa.

Uma programação foi feita para que toda a população receba água nas torneiras. De acordo com a Compesa, o município foi dividido em cinco setores, sendo um rodízio de três dias com água para nove sem. ). “Este rodízio servirá para avaliar o comportamento do nível da água acumulada na barragem e a saturação da rede de distribuição. Após este primeiro giro de abastecimento dos setores e a continuidade das chuvas, diminuiremos gradativamente o rodízio já durante o mês de junho”, explica o diretor regional do Agreste e Mata, Leonardo Selva.

Mesmo com o retorno da operação do sistema de Panelas a partir da Barragem de São Sebastião, a Compesa continuará se esforçando para trazer água da Barragem de Patameiro, localizada no próprio município, para reforçar o sistema da cidade e ter mais condições de enfrentar a escassez de água. "Apesar de termos alcançado o nível de 35%, ainda não é uma situação confortável. Precisamos ampliar a reservação de água para esperar o próximo inverno com uma distribuição de água regular", afirma Selva. Esta obra está orçada em R$ 800 mil e prevê a construção de uma adutora de 5 km. As tubulações já chegaram à cidade e a previsão é concluir a adutora em 90 dias a partir da autorização do dono da propriedade, que cederá o uso de 20 litros de água por segundo para ajudar a cidade de Panelas.

Durante o período em que o abastecimento esteve paralisado, a Compesa realizou manutenção na estação de tratamento de água, substituindo algumas peças e válvulas, para melhor atender as partes altas da cidade. Agora com a volta do abastecimento, é importante que a população fique atenta à encanação das residências e das ruas.

“É importante que todos os moradores verifiquem como está a rede de sua residência para que não haja nenhum problema nos dias de abastecimento, e também comuniquem à Compesa caso vejam algum vazamento nas ruas. Esse apoio da população é imprescindível para que possamos, aos poucos, restabelecer por completo a distribuição de água”, solicita o diretor.