PREVENÇÃO

Curso de prevenção ao uso de drogas e à violência é realizado em Riacho das Almas

Do NE10
Do NE10
Publicado em 06/05/2013 às 9:36

Até o final deste mês um importante curso de prevenção ao uso de drogas e à violência é realizado em algumas escolas na cidade e zona rural de Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco. O curso é oferecido pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em parceria com o Governo do Estado.

O programa leva policiais militares às salas de aula de alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental para ministrar palestras com o objetivo de orientar e conscientizar as crianças, além de preveni-las dos efeitos devastadores causados pelo consumo de drogas e pela violência. De acordo com a secretária de educação Arijane Monteiro, a iniciativa permite que as crianças aprendam lições de cidadania desde cedo, mas os pais devem acompanhar o processo de perto. “Antes de o Proerd começar, fizemos uma reunião com os pais para explicar quais eram os objetivos do curso. É muito importante que eles acompanhem as atividades realizadas pelos filhos durante as aulas”, explicou.

A Prefeitura de Riacho das Almas oferece todo o material didático utilizado no curso, que foi iniciado no mês de abril e acontece duas vezes por semana nas escolas José Joaquim de Lima, na Vila Trapiá, Mário da Mota Limeira e CME Mãe Rainha, em Riacho das Almas  e na escola José Ferreira, no Sítio Bento, na zona rural do município.

No segundo semestre, as atividades contemplarão outras escolas municipais. Os formados ganham certificado de conclusão do curso, além de uma camisa do programa.