ARTE

Grupo Mosaico Cultural segue com apresentações pelo Agreste

Do NE10
Do NE10
Publicado em 08/05/2013 às 8:04

Em uma mini turnê pelo estado de Pernambuco, os atores do Grupo Mosaico Cultural, uma das principais companhias de teatro de Rua de Porto Alegre (RS), segue rumo ao último final de semana de apresentações pelo interior. A próxima parada é na sexta-feira, 10, no distrito de Pirituba, município de Vitória de Santo Antão, no Agreste. A apresentação será às 15h, em frente à igreja católica da comunidade. 

A cidade não estava na programação para receber o espetáculo “Corsários Inversos - Uma Incrível Aventura Pirata”, mas será uma forma de retribuir a presença de um morador na apresentação feita no último domingo, 05, no Recife. Sebastião Terra, de 40 anos, presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Pirituba, saiu de sua cidade curioso em ver a apresentação dos meninos ao vivo, por conta de uma matéria de jornal que chamava para o espetáculo. As cidades de Garanhuns e Arcoverde, também no Agreste, recebem o grupo no sábado e domingo, 11 e 12, respectivamente. O horário das apresentações é o mesmo, às 16h, com entrada gratuita. 

O espetáculo já foi apresentado em Caruaru e Recife. O projeto da turnê foi aprovado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz de 2012, e conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes.

Mosaico Cultural - Formado pelos atores Rafael Dal’Osto Rossa (Rafa Cambará), Juliano Rossi de Jesus (Ju Cambará) e Fernando Dal’Osto Rossa (Nando Cambará) que também são músicos, bonequeiros e cenógrafos, o Grupo Mosaico Cultural é um coletivo de artistas que acreditam na transformação da realidade através da arte.  Eles buscam a beleza multifocal. O belo através da diferença é o cerne criador do Mosaico Cultural, que também investiga o universo do teatro de animação, da música e da poesia, criando uma atmosfera extraordinária de mundos e emoções.

O espetáculo Corsários Inversos – Uma Incrível Aventura Pirata, através da música e da poesia, dá novos sentidos a objetos do cotidiano. Em tempos de guerra e de paz, nascem os piratas Corsários Inversos, que não possuem regras nem pertencem a reis ou a qualquer governo. São desbravadores da poesia e da percepção; navegam pelas almas, caminham pelos becos, sempre criando novos significados para objetos simples do dia a dia. Saqueiam a emoção e a sensibilidade como verdadeiros tesouros para suas trocas. Suas tendas são embarcações, que unidas à poesia do espetáculo, fazem um convite para um novo universo de sensações e imagens materializadas.

Premiados por trabalhos na cena cultural sul-brasileira, os integrantes do Mosaico Cultural já participaram de grandes festivais pelo Brasil, Europa, Américas Latina e do Norte, como o Fira de Teatre de Titelles de Lleida (Espanha), o Festival Internacional de Teatro de Objetos - FITO (Brasil), o Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes (França), entre outros. Em seu repertório estão espetáculos de Teatro de Animação com importantes grupos como o gaúcho Caixa do Elefante, oficinas de capacitação profissional e criação de espetáculos teatrais para eventos. Depois de dois anos de trabalho, em outubro de 2010 o grupo inaugurou sua sede na cidade de Porto Alegre. O Centro Cultural Mestre Rene Bittencourt fica no bairro Medianeira e é onde o Grupo Mosaico Cultural encontra, na união da poesia e do teatro de bonecos, seus caminhos para a troca, a integração e a formação de indivíduos.