SAÚDE

Pré-conferências de saúde são realizadas para ouvir a população em Caruaru

Do NE10
Do NE10
Publicado em 14/05/2013 às 15:03

Seguem até o mês de junho as pré-conferências de saúde com o tema “Tecendo redes de saúde”. As reuniões são realizadas para que a população possa contribuir para o planejamento de metas para Caruaru, no Agreste de Pernambuco. É uma forma de fazer com que a participação popular seja efetivada.

Ao todo, moradores de mais de 50 localidades terão a oportunidade de falar, de serem ouvidos, opinar, dar sugestões, apontar propostas e problemas. A expectativa da Secretaria de Saúde é que ao término das pré-conferências, exista um esboço dos trabalhos a serem realizados nos próximos anos.

Funciona da seguinte forma: representantes da Secretaria de Saúde vão até as comunidades, reúnem-se com os moradores, que são divididos em pequenos grupos, e a partir daí discutem o que mais incomoda cada um, o que está satisfatório, o que pode melhorar. Após esse momento, são eleitos dois delegados que serão os representantes da localidade na Conferência Municipal, marcada para o mês de julho.

Para a coordenadora da pré-conferência, Sueli Freitas, o momento é ímpar para Caruaru. “É muito bom quando podemos ser ouvidos. Eu, enquanto cidadã e partícipe da gestão me sinto muito gratificada quando estou com algum problema e sou atendida, respeitada, valorizada. A população caruaruense está tendo uma oportunidade grande de contribuir ainda mais para o desenvolvimento da cidade”, explica.

Até o momento, os residentes das localidades do Juá e do Rafael, ambas na zona rural, José Carlos de Oliveira e Agamenon na zona urbana puderam levantar os problemas e pontos positivos da saúde em Caruaru. Já foram eleitos os delegados de cada lugar para representar a sua comunidade na Conferência em julho. A expectativa da Secretaria de Saúde é que sejam eleitos mais de 100 delegados.