DEBATES

Conferência das Cidades discute reforma urbana

Do NE10
Do NE10
Publicado em 15/05/2013 às 17:00

A conferência das cidades vai ser realizada em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nos próximos dias 23 e 24, no auditório da Faculdade de Filosofia de Caruaru (FAFICA), de 8h às 13h. Esta é a primeira vez que a cidade realiza o evento. Com o tema: “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”, o objetivo da conferência é ampliar o debate acerca dos desafios necessário para tornar o espaço urbano um local mais justo, fazendo isso através do debate com a sociedade. 

A conferência das cidades é um evento nacional, realizado nas esferas municipal, estadual e federal. “Este é um dos primeiros projetos do Governo Federal que inverte a pirâmide de decisões de investimentos nos municípios. Pois a etapa nacional da conferência é a ultima parte do processo, oportunizando assim, que todos os municípios participantes já tenham as solicitações definidas, bem como os estados, que compreendem o segundo momento das conferências. Queremos que Caruaru seja participativa em todos os momentos, pois é a oportunidade da sociedade ajudar a definir prioridades para o lugar onde vivem”, destacou Kleber Macedo.

No primeiro dia serão discutidos: saneamento e meio ambiente, política municipal de habitação, desenvolvimento econômico sustentável, acessibilidade e mobilidade, transporte e trânsito, regularização fundiária no município, cidade segura para as mulheres. No segundo dia as sugestões serão apresentadas a todos, que votarão nas prioridades e será redigido o documento final. Na ocasião também será eleito o Conselho das Cidades.

Nos meses de abril e maio alguns setores da sociedade civil organizada realizaram pré-conferências. Entidades como: ACACE, COMUD, associações de moradores, FAVIP, ACIC Jovem e Movimento Ciclista de Caruaru traçaram três sugestões, que também serão apresentadas no dia da votação. 

A conferência será aberta ao público e pretende reunir cerca de 200 participantes. Quem quiser já pode se inscrever para a conferência através do site da prefeitura, onde há um link do evento: www.caruaru.pe.gov.br 

Programação:

1° Dia (23.05)
8h às 9h- Credenciamento
9h às 10h- Solenidade de abertura
10h às 10h30- Intervalo
10h30 às 13h- Grupos de trabalho

2° Dia (24.05)
8h às 9h- Recepção
9h às 9h30- Solenidade de abertura
9h30 às 10h- Votação das propostas
10h às 10h30- Intervalo
10h30 às 11h30- Apresentação das propostas mais votadas
11h30 às 12h30- Eleição do conselho
12h30 às 13h- Encerramento