SECA

Mais duas cidades saem do colapso no abastecimento de água no Agreste

Do NE10
Do NE10
Publicado em 15/05/2013 às 8:08

Depois das últimas chuvas, mais duas cidades puderam respirar mais aliviadas. O abastecimento em Xucuru, distrito de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, foi organizado pela Compesa. A partir de agora a população vai passar cinco dias com água e dois sem. O reservatório Taioba, barragem de pequeno porte que abastece o lugar, estava em colapso devido à seca e o fornecimento era feito por carros-pipa.

A situação mudou no distrito, porém, a Companhia adverte contra o desperdício de água. “Apesar de a barragem estar cheia, as previsões ainda são para chuvas abaixo do normal. Por isso, pedimos que a população utilize água com cuidado”, frisa João Raphael Queiroz, gerente regional em Belo Jardim. Ainda de acordo com ele, “a Compesa está intensificando as ações para controlar o desperdício”.

Em situação semelhante vivia Lajedo, também no Agreste. O reservatório São Jacques, com aproximadamente 490.000m³, estava em colapso total e há três semanas a Compesa abastecia o município num rodízio de três dias com água e 20 dias sem, além de oferecer carros-pipa. As chuvas, no entanto, também mudaram as circunstâncias no local. A barragem atingiu 100% da capacidade.

A partir de agora, num prazo de 20 dias, 70% do município de Lajedo será abastecido com água na torneira em todos os dias e a zona rural entrará no rodízio de sete dias com água e sete dias sem. O gerente, João Raphael, informa que ainda estão disponíveis carros-pipa para ações de urgência nos municípios de Lajedo e Belo Jardim. Quando necessário basta solicitá-los na Loja de Atendimento da Compesa na cidade.

A Companhia dispõe também os números 0800-081-0185, para denunciar um vazamento de água, e 0800-081-0195, para informar a falta de água em qualquer localidade.