CAMPANHA

Campanha de doação de órgãos é realizada em cidades do Agreste

Do NE10
Do NE10
Publicado em 22/05/2013 às 8:55

Assim como em várias cidades de Pernambuco, Caruaru e Bezerros, ambas no Agreste do Estado, realizam até a próxima sexta-feira (24) a campanha de Incentivo de órgãos 2013. O objetivo é estimular e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador.

Em Bezerros, a ação é realizada junto com os profissionais do Hospital Jesus Nazareno. Já em Caruaru, a mobilização envolve profissionais que atuam nas unidades de terapia Intensiva dos hospitais Regional do Agreste, Unimed e Casa de Saúde Santa Efigênia. È no HRA, que está localizada a Central de Transplantes Macro-Regional Caruaru, que conta com um Termômetro dos Transplantes, um painel eletrônico que exibirá a quantidade de pessoas em lista de espera por doadores e o número de transplantes por órgão realizados no mês anterior. De acordo com a coordenação da Central de Caruaru, o Hospital Regional do Agreste,  ficou em segundo lugar no número de doações de córnea perdendo apenas para o Hospital da Restauração no Recife.  De janeiro a dezembro de 2012, a Central de Transplantes Macro-Regional Caruaru registrou 47 transplantes de córnea e 48 de rim, além de 160 doações de córnea e quatro de múltiplos órgãos.

Qualquer pessoa pode doar órgãos, desde que não tenha passado por doenças que possam ter contaminado ou que prejudiquem o funcionamento do órgão. Para ocorra a doação é preciso haver confirmação de morte encefálica do paciente, avaliação médica e realização de uma série de exames. Após essa confirmação, é hora da permissão dos familiares de até 2ª grau para que ocorra a doação. Mais informações sobre transplantes podem ser adquiridas através do telefone 0800-281-2185, a ligação é gratuita.