SÃO JOÃO

Festival de Baloeiros e Fogueteiros não será realizado este ano em Caruaru

Do NE10
Do NE10
Publicado em 22/05/2013 às 12:20

Um dos eventos mais tradicionais do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, não será realizado este ano. Por falta de patrocínios, o Festival de Baloeiros e Fogueteiros não acontecerá em 2013.

O festival foi criado em 1986. Durante o evento, sempre realizado no Estádio Luiz de Lacerda,o público conferia as apresentações com fogos de artifício, girândolas coloridas e até as famosas “Guerras de Espadas” feitas com buscapés produzidos em Sairé. O evento também deixou de acontecer nos anos de 2008 e 2011. Os motivos foram falta de patrocínio e também porque em 2011 houve uma greve de operários na principal produtora de fogos de artifício em Minas Gerais. 

Segundo o organizador do festival, Adenilson Félix, este ano, as empresas que produzem fogos de artifício tiveram uma queda nas vendas de cerca de 40% e isso fez com que elas não tivessem interesse em patrocinar o evento. “ 70% da verba que precisamos para fazer o festival vem de empresas patrocinadoras e 30% vem da Fundação de Cultura. Com essa crise nas vendas as empresas não estão querendo patrocinar o evento”, afirma Adenilson.

Ainda segundo o Adenilson, o festival atraía um público de 10 a 15 mil pessoas, que assistiam gratuitamente as apresentações.