APICULTURA

Araripina sedia o 9º Encontro Estadual de Apicultura

Do NE10
Do NE10
Publicado em 11/06/2013 às 10:54

A apicultura é tema do encontro que acontece nos dias 12 e 13 de junho na cidade de Araripina, no Sertão de Pernambuco. Trata-se do 9º Encontro Estadual de Apicultura, que tem entre seus objetivos incentivar os produtores rurais e apicultores em relação às práticas apícolas e fortalecer a cadeia produtiva da apicultura tanto no Sertão do Araripe como no restante do estado.
 
O evento é realizado pelo Sebrae em Pernambuco e tem como tema Pernambuco – Uma colmeia de desenvolvimento. Na programação estão previstos minicursos, palestras e exposições, além de visitas técnicas e debates com produtores, empreendedores e pesquisadores.

Entre os temas que serão discutidos estão a atuação nacional e regional do Sebrae no setor apícola, a viabilidade da atividade no estado, o manejo apícola de alta produtividade e a colheita higiênica do mel. A expectativa é que 200 apicultores da região do Araripe, cidades vizinhas e demais regiões do estado participem do evento.

Economia – A apicultura é uma atividade econômica viável que não degrada o meio ambiente, sendo considerada uma das poucas que incentivam a preservação da flora. 

Reconhecida pela vocação no setor apícola, a região do Sertão do Araripe é formada por onze municípios produtores de mel que respondem por 75% da produção do estado.

Em 2011, a região produziu 1.753 toneladas do produto, fazendo com que o estado passasse de 9º para 8º maior produtor de mel do Brasil, com 2.350 toneladas (de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE referente ao ano de 2011).
 

Serviço

9º Encontro Estadual de Apicultura
Data: 12 e 13 de junho, das 8h às 17h
Local: Centro Tecnológico do Araripe (CTA) – Rua Antônio Alexandre Alves, n.º 112, Vila Santa Isabel, Araripina - PE
Informações e inscrições: (87) 3873.1708 ou [email protected]