ÁGUA

Mais de 130 mil sertanejos já têm acesso à água de qualidade em PE

Do NE10
Do NE10
Publicado em 21/06/2013 às 12:00
NOTÍCIA
Leitura:

Na véspera do mês da água – julho – o Governo Federal bate a marca de 100 mil cisternas de polietileno recebidas e produzidas pela fabricante Acqualimp. Os reservatórios são destinados às famílias do semiárido com o objetivo de desenvolver a política de erradicar o risco hídrico (estiagem) até 2014. Para Pernambuco são destinados mais de 39 mil reservatórios. O estado vem ganhando destaque com as unidades fabris da Acqualimp que ficam em Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife e Petrolina, Sertão do Estado. A escolha das cidades foi baseada no critério de logística e distribuição de acordo com a proximidade dos locais de entrega.

As cisternas de polietileno captam a água da chuva e permitem o armazenamento de 16 mil litros, garantindo condições para uma família de quatro a cinco pessoas se manter por até nove meses de estiagem, cenário típico do semiárido nordestino. A tecnologia do polietileno impede vazamentos e contaminação de água, oferecendo benefícios para a saúde da população atendida. “Se não fosse a cisterna, a gente morria de sede e fome”, disse, aliviado, o agricultor José Alfredo Ângelo, de 58 anos, que antes de ser contemplado, percorria quilômetros de casa até a cidade de Lagoa Grande, para conseguir água. “Quando passava alguém na porteira do meu sítio pedindo um copo d´água, eu passava vergonha de ter que negar. Agora, com a cisterna, eu tenho dignidade de poder dizer: tome aqui”, diz feliz.

A produção dos equipamentos origina benefícios diretos para as regiões atendidas em todo semiárido na forma da geração de mais de 1300 empregos entre diretos e indiretos, renda, arrecadação de impostos e contratação de fornecedores locais. Além disso, a Acqualimp utiliza polietileno produzido na região Nordeste, o que colabora com a cadeia petroquímica da região.

 

 SERVIÇO

A Acqualimp disponibiliza uma linha de telefone gratuita para que os beneficiados possam tirar dúvidas sobre como realizar a limpeza e manutenção das cisternas. O telefone 0800-081-6060 já está disponível de 2ª a 6ª das 8h às 17h.

Mais Lidas