PROTESTO

Moradores de Belo Jardim fazem protesto na Câmara de Vereadores

André Luiz Melo
André Luiz Melo
Publicado em 21/06/2013 às 7:48

Em adesão à série de atos públicos que ocorrem em diversas cidades brasileiras, dezenas de pessoas, estudantes e profissionais liberais se concentraram em frente à Câmara de Vereadores de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, na noite dessa quinta-feira (20) para protestar.

Com cartazes, faixas, apitos, rostos pintados e nariz de palhaços o grupo iniciou a manifestação, marcada previamente através da rede social Facebook, por volta das 18h30. Entre as cobranças dos manifestantes estavam mais investimentos em áreas como saúde e educação, melhorias nos salários dos professores e o fim da corrupção no país. Frases como “Manifeste o seu interior”, “Educassaum kade vossê” [sic] e “Professor, te desejo um salário de deputado e o prestígio de jogador” foram algumas das expressões escritas nos cartazes erguidos pelos protestantes.

Por volta das 20h, parte do grupo entrou na Casa Custódio Ferreira Mergulhão e acompanhou a última sessão ordinária da Câmara, antes do recesso de julho. Em forma de protesto, ao entrar na platéia, os manifestantes entoaram o hino nacional e logo em seguida elevaram vaias e gritos de protesto contra os parlamentares e o prefeito do município João Mendonça (PSD). 

Durante a reunião, que foi encerrada às 21h30, o grupo interrompeu, por várias vezes, as falas dos vereadores na cobrança por melhorias na infraestrutura da cidade. Um representante do ato pacífico foi convidado pelos vereadores a compor a plenária da Casa e, logo em seguida, fazer uso da palavra em representação aos demais manifestantes.

Este foi o primeiro protesto realizado nos últimos dias no município. Uma nova manifestação pacífica está marcada para iniciar às 16h desta sexta-feira (21). A concentração será na Praça da Conceição, no centro, e deve seguir pelas principais ruas da cidade. Cerca de 1.200 internautas já confirmaram presença no ato, através de uma fan page que foi criada no Facebook.