Desarmamento

Bezerros é destaque em recolhimento de armas no Posto de Coleta Itinerante

Do NE10
Do NE10
Publicado em 10/07/2013 às 14:49

O Posto de Coleta Itinerante, lançado no último dia 20 de maio pela Secretaria de Defesa Social (SDS), está percorrendo cidades do Estado com o objetivo de atender aos lugares que não possuem ponto fixo de coleta de arma. Das 11 cidades visitadas, o município de Bezerros, no Agreste, se destacou na coleta de armamentos. Em apenas dois dias de visita, os moradores entregaram espontaneamente 13 armas. No total, o posto já recebeu 48 itens nas cidades por onde passou.

O portador interessado em se desfazer da arma, deve comparecer ao posto itinerante uma guia de trânsito preenchida, disponível no site da Polícia Federal. O documento tem validade de um dia.

As indenizações variam entre R$ 150 e R$ 450, de acordo com o tipo e o calibre da arma. Quando entregar a arma, o cidadão precisará cadastrar uma senha de quatro dígitos e receberá um protocolo do Banco do Brasil com 16 dígitos. Após 24 horas da coleta no Posto, a indenização estará disponível durante um prazo de 30 dias. O cidadão pode sacar a quantia em qualquer caixa eletrônico do Banco.

O Posto Itinerante também visitará durante este mês de julho os municípios de Capoeiras, São Bento do Una, Cachoeirinha, Altinho, Agrestina, Cupira, Panelas, Sanharó, Lajedo e Jurema. A Polícia Militar também conta com 22 postos fixos de coleta em batalhões e companhias espalhados pelo Estado.

CAMPANHA -
A Campanha Nacional de Desarmamento visa retirar de circulação o maior número possível de armas de fogo e conscientizar a população para os riscos de ter uma arma em sua residência. Pernambuco já recolheu 1.521 armas, em uma parceria entre as polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal.

De acordo com dados do Portal Desarma, o Estado ocupa o 3º lugar no ranking nacional das localidades com 100 mil habitantes, ficando atrás apenas da Bahia e do Rio Grande do Sul. Desde o lançamento da campanha nacional, em dezembro de 2011, os 22 postos fixos de arrecadação de armas da PM recolheram 754 armas, até o dia 4 de julho deste ano.

No projeto de posto itinerante, cada cidade será atendida por até três dias. A equipe móvel conta com dois grupos de quatro policiais cada, compostas por um oficial comandante, um sargento auxiliar, um motorista e um patrulheiro.