BELO JARDIM

Receitas com cascas e folhas conquistam crianças e adolescentes no Agreste

Do NE10
Do NE10
Publicado em 12/07/2013 às 14:45
NOTÍCIA
Leitura:

Já imaginou juntar mais de trinta crianças em um espaço, fazê-las cozinhar, comer e ainda pedir mais? Esse é o desafio do projeto ‘Turminha Sesi Cozinha Brasil’, implantado neste mês de julho, pelo Serviço Social da Indústria na unidade de Belo Jardim, no Agreste.

Desde terça-feira (9), a garotada participa da iniciativa cuja proposta é combater a obesidade infantil por meio do consumo de alimentos saudáveis. “Incluímos essa atividade dentro da programação da colônia de férias”, explica a gerente do núcleo belo-jardinense, Maria da Paz Bezerra.

Distribuídas em turmas de quatro a seis anos, sete a nove e dez a 12, a meninada já aprendeu a fazer suco da horta, bolo da casca de banana e brigadeiro de macaxeira. Todas feitas com alimentos que normalmente são descartados, como talos, folhas e cascas.

De acordo com a nutricionista Graça Casé, responsável pelas aulas, o Brasil vive um momento em que a obesidade atinge várias faixas etárias. “As escolhas alimentares inadequadas começam na infância. Por isso, temos que perder esse preconceito que determinadas comidas são ruins. Temos que manter uma alimentação variada e evitar tudo que seja de caixinha, saquinho e latinha”, orienta a profissional.

A metodologia utilizada para pegar os pequenos pela barriga é envolvê-los no processo de produção das receitas. Os aprendizes recebem orientações sobre cada alimento e ajudam na produção dos pratos.

Aos poucos, cada um dos alunos de um grupo formado por 33 mini-chefs, tem a oportunidade de misturar os ingredientes ou adicionar um novo item à panela. Os olhares curiosos revelam ansiedade e, de mão em mão, o prato ganha forma e está pronto para o consumo.

Ao final, todos eles provam a comida ao mesmo tempo e levantam uma plaquinha que tem duas faces: a verde, de aprovação; e a vermelha, que indica que o cardápio do dia não agradou.

O pequeno João Guilherme Leão, de oito anos, levantou a placa verde em todas as ocasiões, especialmente, quando tomou o suco da horta, estrategicamente chamado de Ben10, personagem infantil famoso no universo infantil. “Todo mundo adorou”, resume.

Maria Gabriela, de 11 anos, também gostou do cardápio. “Já falei com a minha mãe para que ela repita as receitas daqui, porque são bem nutritivas”. A iniciativa de Gabriela é válida, ressalta a nutricionista: “os pais também devem se conscientizar, pois esse trabalho começa aqui, mas deve ser incentivado e reproduzido em casa”.

A experiência da turminha de cozinheiros acaba nesta sexta-feira (12), quando os pequenos vão colocar a mão na massa e fazer alguns mandioqueijos, espécie de pão de queijo feito de mandioca. "Estou ansiosa para aprender mais", diz Bárbara Costa, de 9 anos.


Mais Lidas