SERRITA

43ª Missa do Vaqueiro tem lançamentos de livro e CD

Do NE10
Do NE10
Publicado em 26/07/2013 às 12:41

Dentro da programação da 43ª Missa do Vaqueiro, em Serrita, no Sertão pernambucano, que segue até este domingo (28), estão os lançamentos do CD ‘Rezas do Sol’ e do livro ‘Missa do Vaqueiro - 40 anos’.

O disco traz as músicas que formam a trilha sonora da missa desde o início do evento. Com onze faixas, duas canções em especial resumem bem o coração e a história da tradicional celebração, são elas: ‘A Morte do Vaqueiro’, interpretada por Fagner, e ‘Canto de Despedida’, cantada por Josildo Sá. As músicas foram compostas por Vavá Machado, Arlindo Marcelino, Luiz Gonzaga, Nelson Barbalho e Janduhy Finizola, que assina a maioria das canções. ‘Rezas do Sol’ tem produção de José Milton e Roberta Jansen.

O livro ‘Missa do Vaqueiro - 40 Anos’ foi escrito por Adriana Victor, Frederico Pernambucano de Melo e Janduhy Finizola. A publicação é dividida em três partes: O Vaqueiro, A História e As Músicas.
A primeira parte, assinada por Frederico, fala sobre a importância do vaqueiro, abordando os aspectos históricos e sociológicos envolvidos no evento e na figura do homem valente e temente a Deus. Adriana, por sua vez, retrata a história da missa e de um Sertão que se alegra para celebrar a sua gente e suas tradições, ao reproduzir em texto todas as impressões registradas durante a 40ª Missa do Vaqueiro. Ela fala, inclusive, sobre a história do amor proibido do padre João Câncio e de Helena, por quem ele largou a batina. Traz também a importância de João, que ao ver a pobreza e as injustiças cometidas contra os sertanejos passou a pregar a palavra de Deus vestido de gibão, fundando, posteriormente, a Pastoral do Vaqueiro. Já o texto escrito por Janduhy é mais poético, e revela a profunda relação do artista com o evento e reúne suas composições musicais, que formam a trilha sonora da missa até hoje.

Todas as fotos do livro, feitas por Hans von Manteuffel, Joana Calazans e João Rogério Filho, receberam versos em cordel do poeta Pedro Bandeira, atualmente com 83 anos, e de Beto Brito. Com apoio do Funcultura, “A Missa do Vaqueiro – 40 anos” é uma realização da Publikmagem Projetos e Marketing. O livro tem produção executiva de Bruno Herbert e Roberta Jansen e design de Edlamar Soares. Parte da renda arrecadada com a venda dos livros será doada a instituições públicas ou carentes.
*Com informações da Assessoria