ESPORTE

Atletas do Agreste percorrerão 100km em prova neste domingo

Do NE10
Do NE10
Publicado em 02/08/2013 às 11:28

Neste domingo (4), Caruaru, no Agreste, recebe os corredores da 2ª Ultramaratona 100Km do Frio. No ano passado, os atletas saíram de Caruaru com destino a Garanhuns. Este ano, o percurso será inverso. O grupo sairá do Parque Euclides Dourado, às 4h, com destino à capital do forró. A previsão de chegada é às 14h.

As ultramaratonas são caracterizadas por possuírem percurso maior que 42km. Corridas deste tipo já existem em alguns estados do Sul do país. Em terras pernambucanas, a disputa envolve três categorias: solo, dupla e quarteto.

De acordo com Edmilson Augusto, diretor de esportes da Prefeitura de Caruaru, 170 esportistas de diversas cidades de Pernambucano, inclusive de outros estados, como Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, estão inscritos na competição. Eles estão divididos em equipes formadas por quatro pessoas, que trocarão de bastão em Jupi, Lajedo e Cachoeirinha; por trios, que se revezarão em Lajedo, e o solo, que deve cumprir todo o percurso sozinho.

Na edição anterior, em 2012, a prova foi concluída em sete horas e 30 minutos pelo primeiro lugar. “Os competidores não recebem premiação em dinheiro, somente medalhas e troféus. Eles correm pelo amor ao esporte e à saúde”, explica Edmilson.

Durante o percurso, a organização disponibilizará ambulâncias e oferecerá uma recepção no ponto de chegada, localizado em frente à Faculdade Maurício de Nassau, com direito a massagista, alimentação e cuidados especiais.