presídio Desembargador Augusto Duque

Polícia captura dois dos nove foragidos de presídio em Pesqueira

Do NE10
Do NE10
Publicado em 03/08/2013 às 15:00

Investigações da Polícia Federal (PF) em Pernambuco culminaram na captura de dois dos nove foragidos do presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira, no Agreste do Estado. Agentes da PF acionaram a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), que prenderam, com o apoio da Polícia Militar de Alagoas, Wlademir Alves Brito, 27 anos, e Luciano Silva dos Santos, 32 anos, na noite dessa sexta (2).

Os dois prisioneiros estavam escondidos em uma residência no município alagoano de São José da Tapera e não esboçaram nenhuma resistência à captura, assim como não portavam armas de fogo no momento. Continuam foragidos Leandro José dos Santos, 28 anos; Antônio Galdino da Silva, 23 anos; Luciano de Oliveira Lira, 39 anos; José Dias do Nascimento, 27 anos; Wellington Souza dos Santos, 25 anos, José Carlos de Lima, 32 anos, e Silvado Rodrigues de Lima, 29 anos.

FUGA -
Os nove presos conseguiram fugir do presídio em Pesqueira na última segunda-feira (28), por volta das 13h. O principal articulador e mentor da fuga foi o Wlademir Alves Brito, que, segundo as investigações, teria as chaves das celas  e acesso a determinados setores do presídio, como a parte administrativa.

veiculo_fuga_470
Presos usaram uma Pick-up roubada na fuga

Wlademir chegou na recepção da prisão afirmando que dois detentos haviam brigado na hora do almoço. Outros detentos que supostamente eram testemunhas da brigada, chegaram portando duas armas de fogo e renderam os dois agentes penitenciárias, tomando suas armas e obrigando-os a abrirem as portas de saída da unidade prisional.

Na fuga, os bandidos usaram uma Pick-up roubada, do modelo e marca Fiat Strada Adventure. Um suspeito já esperava no local com o veículo para levar os fugitivos. Os dois agentes prisionais rendidos foram levados como reféns e liberados logo depois nas proximidades do distrito de Mutuca, em Pesqueira.

grampos_470
Grampos foram utilizados na perseguição policial para furar os pneus das viaturas da PM

Em Mutuca, roubaram uma Pick-up Ford F-250. Durante a perseguição policial, os fugitivos lançaram grampos na estrada que furaram os pneus de três viaturas da PM. Os dois veículos foram abandonados em Jataúba, também no Agreste.