SEMINÁRIO

Pesqueira sedia Seminário de Agricultura Familiar

Do NE10
Do NE10
Publicado em 08/08/2013 às 12:24

Nesta quinta-feira (08) e sexta-feira (09), em Pesqueira, Agreste de Pernambuco está sendo realizado o Seminário “Agricultura Familiar: gerando qualidade de vida no Agreste pernambucano”. O evento é realizado pela Diocese de Pesqueira, através da Cáritas Diocesana.  O objetivo do encontro é tratar da assistência técnica e extensão rural para a agricultura familiar.

Para a coordenadora geral da Cáritas Diocesana e coordenadora da Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE), Neilda Pereira, a ideia do seminário é discutir linhas de ações para construção do plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para o Agreste do Estado. “Será um momento para a gente aprofundar as experiências de assistência técnica e extensão rural na região, discutir a Lei de ATER e também refletir sobre as experiências de convivência com o semiárido a partir dos programas da ASA”, enfatizou.

A programação desta quinta-feira (08), que acontece no Hotel Estação Cruzeiro, será discutida a Lei e da política de ATER e a experiência de assistência técnica pelo Projeto Dom Helder Câmara. Na ocasião, os participantes irão construir proposta para a elaboração do Plano de ATER para a região.


Já na sexta-feira, o evento será no Seminário São José, com a apresentação das ações da Diocese de Pesqueira na região e explanação das propostas construídas no primeiro dia do seminário pelos participantes. O secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, assinará convênios e projetos para o fortalecimento da agricultura familiar de 13 municípios do Agreste. 

"Fomentar a agricultura familiar é uma prioridade para o Governo do Estado, uma vez que é por meio da sustentabilidade do campo que alcançaremos o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda para o produtor de base familiar", ressaltou Aldo Santos.

O seminário contará com as presenças da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria Executiva de Agricultura Familiar e ProRural, agricultores e agricultoras familiares, lideranças rurais e políticas, gestores municipais e profissionais que trabalham com a agricultura familiar na região. O evento é gratuito e aberto à população.
 
PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira (08/09)

Local: Hotel Estação Cruzeira

8h – Credenciamento;

8:30h – Mística de acolhida;

9h – Abertura ( apresentação, expectativas e objetivos);

9:40h – PAINEL I : Apresentação da política de ATER;

10:10h – Debate;

11h- PAINEL II: Apresentação da experiência ATER pelo Projeto Dom Helder Câmara;

11:30h – Debate;

12h – Encaminhamento para os trabalhos da tarde (Formação de grupos)

12:30h –  Intervalo/ Almoço

14h – Trabalho em grupo

15:30h - Apresentação dos resultados dos grupos;

16:10h – Debate;

16:30h - Síntese dos trabalhos

17h - Encerramento

 
Sexta-feira (09/09)

Local: Seminário São José

8h – Acolhida

9h – Mística de abertura

9:20h – Saudações de boas vindas

9:30h – Apresentação das ações da Diocese de Pesqueira da região;

10h –  Apresentação cultural;

10:30h -  Composição da mesa

10:40h – Apresentação síntese do dia anterior

11:00 – Falas da mesa

11:40h – Assinatura das ordens de serviço pela Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária;

11:50h - Apresentação cultural;

12:15h – Encerramento.