EMPREENDEDORISMO

Caruaru conquistou cinco mil novos micros e pequenos empreendedores

Do NE10
Do NE10
Publicado em 13/08/2013 às 12:00

O Portal do Empreendedor divulgou o ranking dos municípios pernambucanos que conquistaram maior número de Microempreendedores Individuais (MEI). Entre eles Caruaru, Agreste do Estado, se destaca com o melhor desempenho do interior de Pernambuco e o 5° no ranking geral. Segundo a assessoria da prefeitura do município, o mês de julho foi um dos melhores em relação à adesão de MEI’s, chegando a alcançar cinco mil empreendedores formalizados no município em 2013.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem realizado ações específicas para os pequenos e micro empreendedores, na tentativa de tirá-las da informalidade.

Para conquistar a boa colocação no ranking, a prefeitura contou com a ajuda de parceiros, como o SEBRAE, ACIC, e entidades profissionalizantes. Também foram tomadas iniciativas em relação a desburocratização dos procedimentos que envolvem as MEI’s, implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a abertura das compras governamentais com edital exclusivo para micro e pequenas empresas e oferta de crédito, em parceira com o Banco do Nordeste.

Essas iniciativas renderam ao prefeito José Queiroz o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho (2011-2012), que é a versão estadual do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, na categoria Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa.