SAÚDE

Ministério Público emite recomendação ao Hospital Regional de Belo Jardim

Do NE10
Do NE10
Publicado em 04/09/2013 às 15:42

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação ao município de Belo Jardim, no Agreste do Estado, para que o Hospital Regional Júlio Alves de Lira, sediado na cidade, passe por reforma em sua estrutura física. O documento prevê que o projeto para restauração do local seja, antes de executado, submetido à aprovação da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), em um prazo de até 15 dias.

A recomendação partiu da promotora de Justiça do município Ana Clézia Ferreira Nunes, em virtude de irregularidades constatadas no hospital pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e Apevisa. Foi considerado ainda, que a falha desse serviço é uma ofensa às normas constitucionais por ser uma improbidade administrativa.

De acordo com a publicação, na última inspeção realizada pela Apevisa no hospital foram constatadas irregularidades em todos os setores. O documento concluiu que os problemas identificados comprometem os processos de trabalho em equipe e interferem na segurança de pacientes e profissionais, influenciando diretamente na qualidade do serviço prestado.

Segundo o documento, as regras sobre o programa de controle de infecções hospitalares devem ser cumpridas imediatamente. A segurança que envolve o trabalhador nos serviços de saúde e os materiais que utiliza também devem ser colocados em vigor na unidade hospitalar. Equipes de limpeza para garantir a higienização adequada de todos os setores do hospital, leitos hospitalares suficientes e a obtenção de todos os materiais necessários para atender os pacientes também devem ser regularizados.