RECICLAGEM

ONG de Petrolina produz vassouras com material reciclado

Do NE10
Do NE10
Publicado em 05/09/2013 às 8:20

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a Secretaria de Infraestrutura em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Ecovale, iniciou a fabricação de vassouras com garrafas PET coletadas nas ruas da cidade. A ação está dentro das atividades do programa Coleta Seletiva, que foi implantado na cidade desde 2011. Ao todo, 20 pessoas estão envolvidas no trabalho. Por semana, 200 vassouras são fabricadas.

Segundo a coordenação da ONG, o projeto de reciclagem também vai englobar a produção de sabão, sabonete e detergente a partir da reutilização de óleo de cozinha. A produção será desenvolvida pela Cooperativa dos Catadores de Petrolina Renascer, Cooperativa dos Catadores e Materiais Recicláveis do Raso da Catarina (Coomarca) e a Associação de Agentes Ambientais de Petrolina (ASAGAMP).

As vassouras recicláveis são comercializadas em empresas que fazem a varrição das ruas e avenidas do município, bem como nas escolas e condomínios. A população da cidade também pode adquirir o reciclável. Para isso, basta se dirigir até a sede da Ecovale, localizada na rua Cassimiro Gomes, s/nº, no bairro Caminho do Sol, no antigo prédio da secretaria de Educação. Cada unidade do produto custa R$ 8. As pessoas também podem contribuir com a entidade fazendo o descarte de óleo de cozinha.