FISCALIZAÇÃO

Matadouro público de Vertente do Lério é interditado

Do NE10
Do NE10
Publicado em 12/09/2013 às 11:20

A Prefeitura de Vertente do Lério, no Agreste do Estado, acatou a recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e interditou o matadouro municipal. O documento, expedido pelos promotores de Justiça Rinaldo Jorge da Silva e Garibaldi Cavalcanti, tomou como base as irregularidades apontadas em inspeção feita pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro).

Com a interdição, o abate da carne foi transferido para o município de Surubim, também no Agreste. Segundo o relatório da vistoria, realizada em julho deste ano, o local não oferece estrutura física adequada para o funcionamento. No estabelecimento faltam equipamentos para as operações de abate e o tratamento dos resíduos dos animais não é realizado, o que ocasiona poluição ambiental e riscos à saúde.

A recomendação faz parte das ações previstas do Programa Carne de Primeira, realizado pelo MPPE, cujo objetivo é garantir a qualidade da carne oferecida ao consumidor pernambucano, além de regionalizar os abatedouros para viabilizar a manutenção correta.