RECONSTRUÇÃO

Hemocentro de Palmares será reconstruído com verba superior a R$ 2,2 milhões

Do NE10
Do NE10
Publicado em 15/09/2013 às 16:10

A cidade de Palmares, na Zona da Mata de Pernambuco, vai ganhar um novo Hemocentro até o segundo semestre de 2014. A previsão foi divulgada após o Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional de Sangue e Hemoderivados, ter liberado recursos financeiros na ordem de R$ 2.265.440,41 para a reconstrução da nova unidade.

O montante será repassado em duas parcelas através de processo licitatório. Uma parte do valor, ainda este ano, será destinada para primeira etapa da construção, que têm previsão de término para o final de dezembro. A segunda etapa do processo, que irá concluir as obras, está programada para ser reiniciada em janeiro de 2014. A expectativa é que o novo Hemocentro de Palmares seja reinaugurado em julho do próximo ano.

De acordo com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), a verba vai contemplar, além da parte da construção civil, a aquisição de itens de informática, parte elétrica, hidráulica, entre outros. Ainda segundo o órgão, quando estiver construída, a sede dará suporte aos 22 municípios da área de abrangência da III Gerência Regional de Saúde (Geres) de Palmares.  A expectativa é de que sejam realizadas entre 50 e 80 coletas diárias de sangue quando o Hemocentro estiver em funcionamento.

DESTRUÍDO - Inaugurado na década de 80, o Hemocentro de Palmares foi totalmente devastado devido o transbordamento do Rio Una em junho de 2010. Antes de ser destruída pela enchente, a unidade realizava uma média de três mil coletas de sangue por mês.