BLOQUEIO

Moradores fecham a BR-104 no perímetro urbano de Cupira

Do NE10
Do NE10
Publicado em 24/09/2013 às 10:21

Atualizado às 12h01

Cerca de 500 moradores do município de Cupira, no Agreste de Pernambuco, interditam na manhã desta terça-feira (24) a rodovia BR-104. O bloqueio, que acontece no perímetro urbano do município, teve início por volta das 9h. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal está no local para negociar a liberação da pista.

O motivo da interdição, segundo os manifestantes, é que alguns moradores do município teriam recebido uma carta emitida pelo governo federal, em que era informado que os mesmos seriam contemplados com uma casa e que procurassem a secretaria de ação social da cidade. No entanto, ao procurarem a pasta, ninguém soube informar sobre a contemplação.

Diz o texto da carta: “O seu nome foi incluído no cadastro especial da central de dados para aquisição da casa própria, doação do governo federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Cupira. Procure, urgente, entrar em contato com a Secretaria de Ação Social da sua cidade para receber melhores instruções de como chegar o imóvel em suas mãos”.

RESPOSTA

Por meio de nota, a Prefeitura de Cupira disse que existem dois projetos relacionados à construção e distribuição de casas no município. "O primeiro pretendia entregar 78 casas à população". Do total, "11 já foram entregues". Já a outra execução é "referente ao cadastro do município no programa Minha Casa, Minha Vida. Entretanto, o município apenas foi cadastrado e sua aprovação compete ao Estado. Nesse projeto, nenhum munícipe foi cadastrado".

Com relação à informação de que os moradores teriam recebido uma carta de contemplação do governo Federal, a prefeitura "recomenda que os moradores procurem a Caixa Econômica para resolver tal impasse, tendo em vista que a pasta de Ação Social do município não responde pela construção e/ou entrega de casas".