ORIENTAÇÃO

Compra de presentes para o Dia das Crianças requer atenção dos consumidores

Do NE10
Do NE10
Publicado em 08/10/2013 às 12:41
NOTÍCIA
Leitura:

Para a compra do presente do Dia das Crianças, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, orienta sobre a importância de verificar todas as características dos produtos adquiridos.

O órgão adverte que os clientes devem prestar atenção principalmente quanto ao certificado do Inmetro, indispensável para todo brinquedo comercializado no Brasil, seja ele nacional ou importado. Também é importante só adquirir produtos que sejam adequados à faixa etária de cada criança.

A compra de presentes no mercado informal também deve ser evitada. O Procon lembra que a falsificação e a inadequação do brinquedo às normas de segurança, podem trazer vários problemas e até mesmo acidentes de consumo.

Também é imprescindível exigir a nota fiscal do produto, tanto para eventual troca (se ofertada pela loja), como para fins de cobertura da garantia do objeto, em caso de vícios de fabricação. Os pais devem considerar ainda se o presente comprado não vai gerar despesas, como no caso dos celulares ou de produtos que precisam de pilhas ou baterias.

 

Mais Lidas