denúncia

Mais de uma tonelada de chumbinho é apreendida em Vitória

Do NE10
Do NE10
Publicado em 13/11/2013 às 8:10

ATUALIZADA ÀS 10h13

Depois de uma denúncia anônima, mais de uma tonelada de chumbinho foi apreendida pela Vigilância Sanitária e Polícia Civil em uma casa no bairro do Livramento, em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de Pernambuco, na moite desta terça-feira (12). Um homem de 70 anos, que estava no local, foi preso em flagrante por armazenar produto ilegal. A apreensão foi a maior já feita no Estado.

O chumbinho é um agrotóxico composto por duas substâncias, mas costuma ser usado de forma errada como veneno para ratos. O material apreendido estava armazenado em cerca de 70 sacos de 15 quilos.

O chumbinho foi levado para a Secretaria de Saúde da cidade, onde passará por contagem e fiscalização.

O homem encontrado no local foi autuado em flagrante por armazenar produto ilegal, crime inafiançável, como pena que pode chegar a 15 anos de prisão. Ele será encaminhado ao presídio de Vitória.

CONTAMINAÇÃO - Por não ser muito eficiente no combate a ratos, o chumbinho acaba se tornando muito mais perigoso para os humanos, que podem ser contaminados penas pelo contato com a pele ou pelo cheiro. Os sintomas da contaminação podem ser a diminuição dos batimentos cardíacos, dor abdominal e dificuldade para respirar. Dependendo da quantidade ingerida, pode levar à morte.

NÚMEROS - Até outubro deste ano já foram contabilizados 208 casos de intoxicação por chumbinho no Estado, com 25 deles resultando em óbitos. No ano passado, foram 248 casos e 27 mortes.