ADUTORA DO PAJEÚ

Água do São Francisco encerra racionamento em municípios do Sertão

Do NE10
Do NE10
Publicado em 03/12/2013 às 10:02

Aproximadamente 80 mil moradores do Sertão de Pernambuco deixaram para trás o sofrimento trazido pela maior seca das últimas décadas. Desde o último sábado (30), Afogados da Ingazeira e Tabira, no Sertão, começaram a ser abastecidos pela Adutora do Pajeú, pondo fim a um rigoroso racionamento enfrentado pelos dois municípios há mais de 60 dias. Outras nove cidades devem ser beneficiadas quando a segunda etapa da obra for concluída.

Como as operações estão no início, será preciso ao menos uma semana para o abastecimento seja regularizado em Afogados da Ingazeira e Tabira. Inicialmente, a água chega à Estação de Tratamento de Água de Afogados com uma vazão de 102 litros por segundo. A expectativa é que essa vazão seja ampliada para 120 litros por segundo quando o sistema estiver funcionando plenamente, após a fase de adequações.

Além de Afogados e Tabira, os municípios de Serra Talhada, Flores, Carnaíba, Quixaba e o distrito de Carqueja estão recebendo água do São Francisco através da Adutora do Pajeú. O sistema, que foi executado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e está sendo operado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), possui 200 quilômetros de extensão e seis estações elevatórias.

Na segunda etapa, devem ser contempladas as cidades de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Ingazeira, Iguaraci, Tuparetama, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim e Brejinho.