Cultura

Caruaru celebra 100 anos de Vinícius de Moraes, estimulando arte e cultura

Do NE10
Do NE10
Publicado em 11/12/2013 às 10:20

Se estivesse vivo, o cantor, poeta e escritor brasileiro Vinícius de Moraes faria 100 anos. A data que vem sendo celebrada  em diversos municípios, também será comemorada em Caruaru, e com vasta programação. O evento promovido pela fundação de Cultura e Turismo, será realizado no próximo sábado, 14, no Polo Cultural da antiga Estação Ferroviária, a partir das 16h. Tudo gratuito.

O presidente da Fundação de Cultura e Turismo, André Alexei explica que foram programadas diversas atividades, tudo tendo Vinícius como tema central. Na programação  serão realizadas a feira de vinil, esquete teatral, projeto “Bebendo Poesia” e apresentações musicais, durante a tarde e a noite do sábado”.

“Estamos aguardando um público superior a 2 mil pessoas. Nós amantes da cultura estamos muito felizes em poder proporcionar para os caruaruenses um evento como o “100 anos de Vinícius de Moraes”, comemora o diretor de Ações Culturais da Fundação de Cultura, Djair Vasconcelos.

Feira de Vinil – Haverá expositores de LPs, bem como escambo, artesanatos, discotecagem. A Feira do Vinil terá  início a partir das 16h, e tem  como objetivo agregar sempre valor tanto ao evento como aos produtos oferecidos, criando assim, um cenário com proposta estética diferenciada.

Esquete teatral – Textos das obras de Vinícius de Moraes serão interpretados por atores em curto tempo de duração. O projeto visa ampliar o conhecimento do público no que diz respeito às obras do homenageado. Tem início às 21h.

Bebendo Poesia – Projeto desenvolvido pelos poetas Demóstenes Félix e Claudecy Lucena voltará a ser trabalhado pelos amantes da arte poetisada. A proposta é fazer com que as pessoas comuns e os artistas declamem algo que eles saibam sem que haja ensaio. A parte interessante do “Bebendo Poesia” é justamente o caráter de informalidade. Qualquer pessoa pode participar, basta não ter vergonha de falar ao público. Começa a partir das 21h30.

Apresentações musicais – Os cantores Valdir Santos, Felipe Magoo, Erisson Porto, Pablo Patriota, Carlos Filho e Colibri são algumas das atrações confirmadas para se apresentarem a partir das 23h, no Polo Cultural da Estação Ferroviária.