flagrante

Homem é preso com R$ 3.800 em notas falsas em Catende

Do NE10
Do NE10
Publicado em 26/12/2013 às 9:01
NOTÍCIA
Leitura:

Um homem foi preso em flagrante na noite da última quarta-feira (25) por repassar R$ 3.800 reais em notas falsas no município de Catende, na Zona da Mata do Estado. A abordagem ocorreu por volta das 19h, quando o suspeito saía de um bar, após denúncia feita por uma funcionária do estabelecimento.

Bruno Ferreira da Silva, 34 anos, portava 38 notas falsas de 100 reais. Após a voz de prisão, o homem foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal, no Recife. De acordo com a instituição, ele já tinha antecedentes criminais e era natural de Caruaru,no interior do Estado. 

O acusado foi autuado pela prática contida no artigo 289 § 1º do Código Penal. Caso seja condenado, poderá pegar penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão.  Após a ação, o homem foi submetido a exame de corpo de delito no IML-Instituto de Medicina Legal e encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), onde está à disposição da Justiça Federal.

 

Veja abaixo as dicas de segurança para evitar recebimentos de notas falsas: 

1.Nçao tenha pressa no atendimento: Geralmente essas notas são passadas em locais de grande concentração de pessoas, feiras, lojas, supermercados, comércio ambulante, e muitas vezes a pressa do comerciante para atender um maior número de clientes faz com que ele não tome o devido cuidado em verificar a nota que está recebendo. 

2. Observe a textura da nota: Outra cautela que pode ser tomada é reparar na textura do papel das notas que estão sendo recebidas, as notas falsas tendem a ser lisas, enquanto as notas verdadeiras são ásperas e possuem um alto relevo e saliência nos itens de segurança que pode ser percebido pelo tato.

3. Verifique a marca d'água colocando a nota contra a luz.

4. Observe a impressão da nota - Nas cédulas legítimas, as tonalidades de cores são firmes – as notas falsas têm cores com pouca nitidez e costuma haver borramento das cores.

5. Preste atenção no registro coincidente: Os falsários tem grande dificuldade em reproduzir o chamado registro coincidente. Esse símbolo é desenhado dos dois lados e, visto contra a luz, as figuras das duas faces coincidem. 

6. Desconfie do fio de segurança nítido demais.

7. No caso de dúvida, compare a nota suspeita com uma nota verdadeira. 

Mais Lidas